segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Templo

Definitivamente, ele não é apenas um estádio. O Maracanã nasceu para ser, eternamente, o maior templo do futebol mundial. Só quem já foi lá, sabe o que ele realmente é.
A primeira vez que fui ao Estádio Jornalista Mário Filho, foi para assistir uma derrota da Seleção Brasileira sub-17 para o Equador por 4x2. E que importava o resultado? Eu estava lá, naquele lugar consagrado, o lugar em que todo amante do futebol sempre sonhou estar, naquele que, em tamanho, pode até deixar de ser o "maior do mundo", mas em importância, liderará todas as listas do futebol mundial.
Os ingleses têm a despeita de chamar o estádio de Wembley de "Templo Sagrado". Dizem isso, somente porque lá ganharam uma Copa em 1966, com um gol em que a bola não entrou. No Maracanã, não há isso. Podem haver diversos "Maracanazos", mas a aura do estádio se manterá na cabeça do povo. Toda criança um dia sonhou em entrar no Maracanã lotado e fazer aquele gol aos 46 do segundo tempo que daria o título ao seu time, calando a torcida do maior rival.
Há, no estádio, a Calçada da Fama. Tantos pés já colocados naquele lugar, mas, sinceramente, quem deveria ser colocado acima de tudo e de todos é o gramado do Maracanã. O gramado que viu o milésimo gol do "atleta do século", Pelé. Gramado que já foi, pelo menos por um dia, a casa de tantos craques do futebol. Apenas como exemplo, citamos Didi, o autor do primeiro gol do estádio, Garrincha, Nilton Santos, Zico, Roberto Dinamite, Rivellino, Júnior, Ronaldo, Romário e Robinho. O gramado sim, merece todas as homenagens.
Mas o maior show do Maracanã está nas arquibancadas. Está em ver as torcidas, de quaisquer times, gritando palavras de ordem. Realmente, emociona. Ontem, foi especial ver as torcidas de Botafogo e Flamengo apoiando seus times até o final do jogo. Assim como já foi especial ver as torcidas de Vasco, Fluminense e todas juntas apoiando a Seleção Brasileira. O futebol vive disso, e sendo assim, o Maracanã terá vida eterna.
Torcedores de todos os clubes cariocas já cantaram "O Maraca é nosso" e, saibam, todos estão certos. O Maracanã é a casa do melhor futebol mundo, está localizado na cidade mais linda e é habitado por torcidas capazes de vencer um jogo e até mesmo um campeonato. Ele é sagrado para todos aqueles que admiram o futebol. Como resumir o que é esse templo? As palavras de Neguinho da Beija-Flor dizem melhor:

"Domingo, eu vou ao Maracanã
Vou torcer pro time que sou fã,
Vou levar foguetes e bandeira

Não vai ser de brincadeira,
Ele vai ser campeão


Não quero cadeira numerada
Vou ficar na arquibancada
Prá sentir mais emoção


Porque meu time bota pra ferver,
E o nome dele são vocês que vão dizer
Porque meu time bota pra ferver,

E o nome dele são vocês que vão dizer

Ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô MENGO!

Ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô VASCO!

Ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô FOGO!

Ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô , ô NENSE!"

2 comentários:

Unknown disse...

" Só quem já foi lá, sabe o que ele realmente é."

maraca é igual minha segunda casa !

SRN

Felippe Miranda disse...

Eu fui no Vasco e Manchester
Nunca mais vo me esquecer....