quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Não desistir nunca.

Em 7 de fevereiro de 1909, 99 anos atrás. nascia Hélder Pessoa Câmara, ou simplesmente Dom Hélder Câmara, bispo católico e importantíssima figura na luta pelos direitos humanos nos anos de chumbo durante a ditadura militar. Mas deixando de lado as passagens da vida de Dom Hélder, atentemo-nos para o seguinte pensamento com que ele nos brindou: "Não, não pares! É graça divina começar bem. Graça maior, persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca”.

E quantas vezes nós, por falta de forças ou por preguiça, desistimos de nossos projetos e sonhos? Começamos a trabalhar em uma coisa e por fim, deixamos ela de lado e partimos para outra. Essa outra, nós também desistimos de concluir e passamos adiante.
Digo isso também para aqueles que estão tentando o vestibular. Se passarem, além de esforço e dedicação, foi graça divina que começaram bem. E persistam na caminhada certa, não desistindo nunca. Mas o mesmo pensamento é aplicável também aos que não passarem. Persistam na caminhada de estudo e dedicação, e não desistam nunca.
Quando o governo lançou a campanha "O melhor do Brasil é o brasileiro" com o slogan "Eu sou brasileiro e não desisto nunca", o objetivo foi levantar a auto-estima do brasileiro. Mas será que é verdade que não desistimos nunca? Quantas vezes já ouvimos pessoas dizer: "Não há o que fazer. O país está perdido".

Nos pequenos projetos de nossa vida, como melhorar as condições de nossa casa ou nosso trabalho, nós também muitas vezes desistimos ou somos forçados a desistir por pessoas derrotistas. Me recordo, que quando era presidente de uma agremiação na minha época de escola, muitas pessoas diziam pra mim que eu não conseguiria mudar nada. Não desisti, e mudei bastante coisa.
A frase de Dom Hélder é totalmente aplicável a cada instante de nossas vidas. Por isso, fica aqui um apelo pessoal a todos que lerem o blog: Não desistam nunca de seus sonhos e projetos! O futuro e o sucesso pertencem àqueles que, nas mais cruéis adversidades, lutaram por aquilo que almejaram.

Nenhum comentário: