quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Carpe Diem

Aproveite o dia. Cante, pule, dance, sorria, chore, se emocione, canse. Mas aproveite cada dia de sua vida. Jamais fique esperando o tempo passar. Não se preocupe com o que os outros vão pensar de você. Afinal, eles que estão deixando de aproveitar o dia deles para falar mal de você.
Busque sempre a felicidade. Como dizia Thoreau: "Fui à floresta viver de livre vontade, para sugar o tutano da vida. Aniquilar tudo o que não era vida. Para, quando morrer, não descobrir que não vivi." Viva, não apenas exista. E a vida não é um grande balanço feito no leito de morte. A vida está em cada minuto, em cada segundo, em cada pequena ação do seu dia.
Nunca deixe de dizer um "eu te amo" ou um "obrigado". Nunca deixe de fazer o que gosta para fazer o que os outros acham melhor. Nunca deixe de ser você.
Torne sempre seus dias mais felizes. Aproveite cada minuto para alcançar seus objetivos. Sejam eles profissionais, pessoais ou espirituais. O seu sonho depende somente de você para se tornar realidade. Aproveite a beleza de seus sonhos. O sonho é a melhor forma de imaginar um mundo melhor para você. Através de sua imaginação, faça a realidade. Não esqueça que os maiores feitos da humanidade foram antes um sonho na cabeça de alguém. Você quer, você pode.
Cante, dance, pule. A pujante peça da vida continua e nela você pode contribuir com um verso. Faça com que seja o verso mais belo. Ou melhor, não faça um único verso. Faça um verso a cada dia, para no final, compor o mais belo poema já visto: o poema da vida.
É claro que você não terá somente versos felizes no poema, haverá versos com influência de Byron, outros com influência de Gonçalves Dias, ou quem sabe até de um Castro Alves. Mas aprenda que cada verso da sua vida será belo. Os alegres trarão felicidade, os tristes trarão ensinamentos e os de luta trarão experiência. Mas escreva o seu próprio verso a cada dia.
E você, já aproveitou seu dia hoje? Já escreveu seu verso? Não deixe para amanhã, aproveite seu dia hoje. Para encerrar, versos de Robert Herrick:


"Apanha os botões de rosa enquanto podes
O tempo voa
E essa flor que hoje sorri
Amanhã estará morta"


Carpe diem!

Nenhum comentário: