segunda-feira, 17 de março de 2008

Valores ainda presentes....

"O verdadeiro homem é aquele que vive a vida de seu tempo. A matéria da reflexão moral é o jornal, a rua, a batalha do dia-a-dia." - (Frédéric Rauh -1861-1900, filósofo francês)


Analisando a sentença acima podemos, sem sombra de dúvida, nos perguntar quantas pessoas, de fato, vivem o seu tempo. É isso mesmo. Viver o próprio tempo e não o dos outros...será tão difícil assim? Bem...para muitos não é nada fácil viver o presente, posto que tanto o passado quanto o futuro pairam constantemente sobre tudo e todos. Enfrentar a rotina, os problemas, os choques, as brigas, os desejos, as batalhas diárias...são tantas coisas a serem vivídas, tantos obstáculos a serem vencidos que, não raramente, nos pegamos fugindo para outro instante. Por exemplo, pensamos demais no futuro...tudo para garantir o futuro, mas, quando realmente nos preocupamos em melhorar o presente? Sim. O presente. Ele também carece de atenção e, obviamente, de ação.
O enunciado de Rauh vem nos chamar atenção justamente para a vida cotidiana, que pulsa o tempo todo e nos convida a vivê-la, a interagir com ela. A mensagem é muito clara : não nos afastemos do presente!

"O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente." (Mão dadas-Drummond)

by Laís Scodeler

Nenhum comentário: