sexta-feira, 28 de março de 2008

Coração x Razão

A gente não consegue mandar no coração da gente. Ouvi essa frase dentro do ônibus outro dia. E o pior, ou o melhor, é que é a mais pura verdade.
O ser humano é incapaz de controlar suas emoções e até mesmo muito dos seus pensamentos. E ainda há alguns que dizem ser o topo da escala evolutiva no planeta. Não conseguem nem se sobrepor ao seu pequeno coração, quem dirá se sobrepor aos outros.
Tenho um professor que diz que as plantas são o topo da escala evolutiva por fazerem fotossíntese. O fato de não terem que procurar comida seria suficiente para serem mais evoluídos que nós. Acho que elas são mais evoluídas por não terem que controlar seus estímulos do coração.
Quem nunca se apaixonou por alguém? E quem nunca tentou fazer com que uma paixão não existisse? Não conseguiu. Dizem que o cérebro manda no corpo. Mas o coração manda mais. Um simples estímulo seu faz o cérebro não funcionar. Não há razão diante da mais arrebatadora paixão.
Quem nunca deixou de prestar atenção em uma aula importante por estar com a cabeça em outro lugar com outra pessoa? Quem nunca teve "dor de cotovelo"?
Não cuidem de seus corações. Deixem que eles façam e desfaçam e se sobreponham a qualquer razão. Pois, já dizia Voltaire: "As paixões são como ventanias que enfunam as velas dos navios, fazendo-os navegar; outras vezes podem fazê-los naufragar, mas se não fossem elas, não haveria viagens nem aventuras nem novas descobertas."

Um comentário:

Anônimo disse...

verdade :)