terça-feira, 22 de julho de 2008

Você tem fome de quê?

"Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?...

A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...

A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...

Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...

A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor...

A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade..."

(Comida - Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito)

****
Todos nós temos fome. Você tem fome de quê? Alguns, e todos nós sabemos disso, tem fome de comida. Mas acredito eu que essa esteja longe de ser a pior das fomes. Há algumas muito piores.
A fome de amor, por exemplo. Quantas pessoas no mundo dariam tudo para ouvir uma palavra de carinho, ter um afago, ou um simples alguém para conversar e não têm. Encontram na maioria das vezes descaso em lugar de amor.
A fome por dinheiro, aqui entendida como ganância e a fome por poder. Talvez sejam as mais destrutivas das fomes. Encontramos muitos que fazem tudo por dinheiro, alguns que venderiam a própria alma por um pouco mais de posses.
A fome por paz. Tantos que vivem em áreas assoladas por guerras e outros conflitos, que matam, separam famílias, dilaceram corpos e almas cada vez mais. Essa fome não só mata fisicamente, como psicologicamente. Vemos tantas pessoas que habitam áreas de guerra sofrerem comprometimentos psicológicos posteriores a perdas significativas. E aqui, encaixo também a guerra urbana, vivenciada nas grandes cidades brasileiras. Todas as pessoas que perderam filhos, pais, irmãos, em uma guerra diária, e que dificilmente terá fim.
E há também fomes boas, como a fome por sucesso sem passar por cima dos outros, a fome por melhorar de vida, a fome por amizades, a fome por concluir estudos e trabalhos.
Tenho fome de vitória pessoal, fome pela paz no mundo e tantas outras fomes não citadas no texto. Você tem fome de quê?

3 comentários:

Tatá M. disse...

que liindo o post jaun *-*
realmente, a fome de comida está longe de ser a pior das fomes.
eu tenho fome de paz, de amor, de amigos, de justiça e muitas outras :)

Anônimo disse...

Tenho fome de mta coisa, mas a maior delas é e sempre foi de sabedoria. Acho q foi por isso q eu me tornei o q sou e é tb por isso q não sei como vou ser...
Concordo com a parte q fala sobre fome de poder e de dinheiro, isso me lembra o seguinte: "Não procure colecionar tesouros apenas nesta terra, porque os ladrões podem roubá-lo e seu tesouro pode envelhecer." C. Torres Pastorino in "Minutos de Sabedoria"

Anônimo disse...

Boa Chico!!! Essa letra dos Titãs é foda mesmo e adoro já a abertura: "Comida é pasto". É como as massas são, na maioria das vezes, vilipendiadas pelos colarinhos brancos, que as mantém nessa cretina e secular política do pão e circo. Gostei muito do seu texto também! Você captou boas idéias do que poderia ser essa fome dos dias de hoje!!! Como diria Kafka, alguns deixam de comer não por não ter fome e sim por jamais ter econtrado alimento que os satisfizesse.

Valeu, cara!!! Abração.