terça-feira, 8 de julho de 2008

327 anos e 1 mês

Há 327 anos atrás nascia Jean de La Fontaine. Você provavelmente já ouviu falar desse nome. La Fontaine foi talvez o maior fabulista que o mundo já viu. Escreveu e reescreveu diversas fábulas, sobre as quais afirmava o seguinte: “É uma pintura em que podemos encontrar nosso próprio retrato”.
Hoje, vivemos a expectativa da chegada de mais uma Olímpiada. Falta apenas um mês! E você me pergunta: e o que La Fontaine tem a ver com isso? Simples. As Olimpíadas são tão capazes de mexer com os sonhos das pessoas quanto ele.
Pergunte a qualquer atleta de qualquer esporte (que não seja o futebol), qual seu maior objetivo. Ele não hesitará em responder: ser campeão olímpico. Todo menino ou menina que começa a praticar um esporte sonha com o alto do pódio olímpico. Isso significa "apenas" ser o melhor do mundo.
Ouvir o Hino Nacional emociona a maioria de nós. Por quê? Porque os atletas que conseguem essa façanha representam um pedaço do país que dá certo. No meio de tantas agruras e desafios, ainda existe a esperança da vitória.
E por que não citar La Fontaine? Quando vemos um atleta brasileiro no topo do pódio vemos uma pintura em que encontramos nosso próprio retrato. O retrato do povo brasileiro. Sentimos como se a vitória ou a derrota fossem um pouco nossas. Comemoramos, gritamos com as vitórias do vôlei. Choramos e nos irritamos quando o padre irlandês tirou de Vanderlei Cordeiro de Lima o ouro na Maratona. Mas, sobretudo, acreditamos nessa pintura. São 180 milhões de corações querendo ouvir o Hino Nacional.
A nossos atletas, a esperança de, cada vez mais, voltarem pra casa com suas medalhas no peito, levando o nosso país a muitas glórias. Lembrem-se que estamos apoiando vocês, unindo nossas forças, como mesmo afirma La Fontaine: "Toda força será fraca, se não estiver unida".

Nenhum comentário: