sábado, 5 de abril de 2008

Eu nem sabia

Ingrid Betancourt. Você já ouviu falar nesse nome. Trata-se da mais importante refém das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), um grupo guerrilheiro que atua na selva da (adivinhem onde) Colômbia. O narcotráfico é o ponto mais importante ao se discutir sobre a guerrilha das FARC. O grupo foi formado para oferecer apoio militar aos cartéis colombianos de droga. Adivinhe para onde a maior parte das drogas é exportada. Acertou quem pensou na Pátria amada, Brasil.
Então, utilizando a teoria do efeito dominó, vemos que sim, sua vida tem muito a ver com o seqüestro de Betancourt. A ex-candidata ao governo colombiano já está há seis anos seqüestrada e você nem notou isso, não é verdade? Bom, sua vida não mudou muito também.
Mas o alarme que você colocou no seu carro foi para ele não ser roubado por marginais que agem, muitas vezes, sob efeito de entorpecentes ou para poder comprá-los. Drogas que vêm dos comandos do narcotráfico no Brasil, que as importam de cartéis colombianos, os quais têm como braço armado as FARC, que seqüestraram Betancourt.
E a partir daí, olhe bem, você está totalmente inserido na política sul-americana e nem sabia. Assim como usa uma camisa com o rosto de Che sem saber que ele matava seus próprios amigos, ou que acredita que os EUA foram os grandes mocinhos das Guerras Mundiais, sem nem pensar em interesses econômicos, tudo pela honra e pelo fim do execrável nazismo. Ou acha que o presidente francês, Sarkozy, vai ajudar na libertação de Ingrid (que tem nacionalidade francesa), somente pelo fim das atrocidades, sem que antes tivesse avaliado o impacto que isso causaria na sua popularidade.
Cada vez mais, você está no palco de grandes temas mundiais e nem imagina. Daqui a pouco seu alarme vai soar.

Nenhum comentário: