sábado, 21 de junho de 2008

Desertora

de.ser.tor substantivo masculino

  1. militar que deserta, que abandona as fileiras do exército;
  2. trânsfuga;
  3. aquele que abandona um partido, uma causa.
O que seria na verdade ser um desertor? Como exemplo recente, poderíamos citar o sargento homossexual que abandonou o Exército Brasileiro e por isso se encontra preso em Brasília. Mas, temos um exemplo mais recente ainda, vindo da seleção feminina de basquete. Iziane pode sim, ser considerada uma desertora.
Qualquer criança ou adolescente sonhou um dia ser um grande ídolo e defender a Seleção Brasileira, seja em qual esporte for. Na verdade, defender a seleção passa pelo instinto do ser humano de ser o melhor. Mas defender a seleção é muito mais que isso. É levar a bandeira de seu país e representar o coração e a esperança de milhões de pessoas na ponta dos pés ou das mãos. É dar cada gota de suor por defender o seu Pavilhão Nacional. É chorar, quando no lugar mais alto do pódio, se ouve seu hino. Ou chorar por não ter conseguido chegar no último degrau. É acima de tudo, entrega.
É necessário para o grande atleta, principalmente de esportes coletivos, entender que não chegou ali sozinho e que nos ombros dele há uma grande responsabilidade. É preciso somar sempre.
Se recusar a entrar durante um jogo é se recusar a defender o país e os milhões que nele confiam. Esquivar-se da responsabilidade. E essa esquiva não tem e nem pode ter perdão.
Apóio integralmente o técnico Paulo Bassul em cortar a atleta da Seleção. Nesse momento, não importa o quanto uma atleta é tecnicamente superior. Sabemos que a vontade é primordial e que onde falta vontade não há conquista.
Ainda por cima, Iziane não é a estrela que se julga ser. Que ela aprenda muito, tecnicamente e principalmente no psicológico.
Chorar no lugar mais alto do pódio, enrolado na bandeira do Brasil é só pra quem não abandona jamais seu país e seus ideais. E esse momento especial na vida do atleta, a julgar pelos fatos recentes, ela nunca mais vai sentir.

Nenhum comentário: