domingo, 18 de maio de 2008

Outra estrela que nos deixa para iluminar mais de cima...

"Chego à vossa ilustre companhia, talvez trazida por uma estrela. Venho para ocupar com orgulho e, sobretudo, com humildade, a Cadeira que foi, durante 40 anos, de Jorge Amado, Cadeira que tem como fundador Machado de Assis e cujo patrono é José de Alencar. Três escritores da minha paixão, escritores da maior grandeza que tiveram, cada qual com seu estilo, o poder de transportar-me em mundos de magia, na emoção da leitura de seus livros a embalar meus sonhos, fazendo-me descobrir a beleza e as maldades da vida."
(Trecho do discurso de posse de Zélia Gattai ao ingressar na Academia Brasileira de Letras)

A mesma estrela que a conduziu, no ano de 2002, à posse da Cadeira de número 23, na ABL, teve no dia 17/05/08 a função de erguê-la a um lugar mais digno de sua presença. Muitos a conheciam simplesmente por sua relação extremamente longa com Jorge Amado, afinal, foram 56 anos de união apaixonada. Entretanto, ela foi e sempre será muito mais do que a sombra de seu eterno companheiro. Para os que leram suas obras, ela representa um olhar sensível e capaz de ultrapassar as fronteiras de simples palavras. Para os que ainda não tiveram essa oportunidade, fica aqui a nossa sugestão. Talvez o início nas artes através da fotografia a tivesse tornado mais sensível às coisas e aos mundos que a cercavam. Falecer aos 91 anos não é para todos...é para poucos. Agora a escritora torna-se realmente imortal.

Como ela bem disse: "Continuo achando graça nas coisas, gostando cada vez mais das pessoas, curiosa sobre tudo, imune ao vinagre, às amarguras, aos rancores."

"O meu materialismo não me limita..."- Jorge Amado

Enfim juntos...


by Laís Scodeler

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom, pra ser sincero o que eu conhecia da Zélia Gattai era sempre relacionado ao Jorge Amado......
mas com certeza vou pela palavra de quem conhece o assunto e tbm lamentar a perda de um ícone da literatura brasileira...
e ainda aproveitar a oportunidade e pesquisar seus textos.....

bjo Laís!!

PS: continuo te amando como sempre!