sexta-feira, 2 de maio de 2008

Onde os fracos não têm vez

Não, eu não estou falando do filme vencedor do Oscar. Estou falando de política. E tem algum tema mais apropriado para esse nome? Ano de eleição para prefeituras municipais. Mas o que já se desenha são as eleições presidenciais de 2010. Quem pode suceder a Lula? Os fracos (leia-se Dilma Rousseff, Cristóvam Buarque, Heloísa Helena, Jorge Bornhausen) não têm vez alguma.
Mas já que usamos o nome do filme, vamos fazer analogias. Lula pode ser comparado a Ed Tom Bell, personagem de Tommy Lee Jones. Aquele velho xerife, prestes a se aposentar, mas com problemas: não tem um bom sucessor, e deseja resolver algumas coisas antes.
José Serra é Anton Chigurh, o assassino interpretado por Javier Bardem. Ascendeu na política friamente. Geraldo Alckmin pode ser comparado a Carson Wells, que vêm para tentar deter Chigurh e se impor, mas sendo da mesma estirpe do primeiro. Já Aécio Neves é o caçador Llewelyn Moss, do qual não se consegue saber muito: a princípio é mocinho, mas também tem tendências de bandido e vice-versa.
E, assim como no filme, o final pouca gente consegue entender.

Nenhum comentário: