sábado, 6 de setembro de 2008

Para refletir...

"Por isso, meti-me na política, como se diz. [...] Fiquei com eles durante muito tempo, e não há país da Europa de cujas lutas eu não tenha compartilhado. É claro, eu sabia que também nós
pronunciávamos, ocasionalmente, condenações. Mas diziam-me que essas poucas mortes eram necessárias para construir um mundo em que não se mataria ninguém. [...] Até o dia em que vi uma execução [...] Compreendi assim que eu, pelo menos, não tinha deixado de ser um empestado durante todos esses anos em que, no entanto, com toda a minha alma, eu julgava lutar contra a peste [...]. Desde então, não mudei. Há muito que tenho vergonha, uma
vergonha mortal, de ter sido, ainda que de longe, ainda que na boa vontade, por minha vez, um assassino. [...] a partir do momento em que renunciei a matar, me condenei a um exílio definitivo. São os outros que farão a história. [...] Foi assim que decidi pôr-me do lado das vítimas." (Camus, in "A Peste")

Esse trecho corresponde a um depoimento, feito pelo personagem Tarrou, do livro "A Peste". Para ele, atos violentos não podem ser justificados por objetivos nobres. Dessa forma, percebemos que a violência e o crime não são aceitos como meios. Isso tudo reflete a opinião de Albert Camus, autor da obra, que se posiciona contrariamente ao aspecto violento das revoltas. O romance, escrito após Segunda Guerra Mundial, alude ao conflito utilizando a metáfora da peste e faz uma crítica que desconstrói os motivos do regime nazista de Adolf Hitler. Durante a leitura, fica realmente claro que é perfeitamente possível estabelecer um paralelo entre a força de destruição existente em um período de peste e uma época de guerra. Entretanto, a peste não é, pelo menos diretamente, articulada por alguém...

"O bacilo da peste não morre nem desaparece nunca, pode ficar dezenas de anos adormecido [...] espera pacientemente, [...] e viria talvez um dia em que, para desgraça e ensinamento dos homens, a peste acordaria os seus ratos e os mandaria morrer numa cidade feliz."
(Camus, in "A Peste")


by Laís Scodeler

Um comentário:

Luiz Carlos disse...

Oi!!!

Dá uma olhada lá no meu blog, tem prêmio pra você!!!

Prêmio dardos!
Parabéns...